Translate

domingo, 22 de janeiro de 2012

Coleta de lixo à Suíça







http://vidasuica.wordpress.com/2010/11/10/coleta-de-lixo-a-suica/

"Na terra dos relógios – além do chocolate e do queijo – a pontualidade e a organização já eram esperadas. Ruas completamente limpas, sistema de transporte cronometrado e um sistema de coleta de lixo impecável. A primeira impressão mostra que muito disso já está inerente à consciência suíça, ao comportamento da sociedade.

A separação de lixo reciclável é levada à sério e conta com uma estrutura sofisticada. Em vários pontos da cidade, em praças ou calçadas, existem pontos de coleta para vidro, papel, metal e lixo orgânico. As lixeiras têm o formato de uma pequena cabine e escondem uma grande caixa subterrânea.
Dessa forma, mesmo com um bom espaço para armazenamento, as lixeiras não atrapalham o fluxo de pedestres. A coleta é realizada por um caminhão preparado. O motorista, ao chegar ao local, desce do veículo e, com um controle remoto, movimenta um braço mecânico que irá levantar a cabine e depositar todo o lixo no interior do caminhão. O processo é rápido e não deixa restos. Outra vantagem das cabines subterrâneas é que eliminam qualquer cheiro enquanto fechadas, além de evitar que animais e pessoas tenham acesso ao lixo".

Nenhum comentário: