Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hierarquia na Gestão de Resíduos Sólidos


Muitas pessoas entendem o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar como três opções de igual valor, no entanto, são opções que tem uma hierarquia entre si por ordem de importância. Este detalhe é esquecido por muitas pessoas que concentram toda atenção à reciclagem quando esta deve ser uma das ultimas opções. A reciclagem deve entrar na equação do manejo de resíduos somente quando há resíduo. Se não houver geração de resíduo então não há porque discutir como maneja-lo. Não devemos esquecer que se houver redução na quantidade de resíduos gerados, ou ainda a reutilização de materiais, então haverá menos coisa para reciclar ou destinar ao aterro.
Existe uma hierarquia na gestão dos resíduos sólidos, uma ordem de prioridade incluída também no art. 9º da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
Art. 9º  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.


Não Gerar: Modificar projetos e processos de forma a não haver geração de resíduos. 
Reduzir: O primeiro dos 3Rs. Modificar padrões de consumo de forma a haver menos desperdício. 
Reutilizar: Mais um dos 3Rs. Não considerar resíduo o que ainda tem utilidade. Encher a garrafa vazia com mais líquido!

Somente daqui para frente é que existe manejo de resíduos

Reciclar: A vedete! O mais popular e menos importante que os 3Rs. Recuperar materiais reintroduzindo-os no processo de fabricação. 
Tratar: Principalmente promover a recuperação energética dos resíduos 
Dispor: Não havendo outra opção então o resíduo deve ser tratado como rejeito e disposto em aterro sanitário.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo artigo. Utilizei em minas aulas