Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

“One Bin for All”

A Cidade de Houston, Texas, avalia o conceito “One Bin for All” (uma lixeira para tudo) onde o material reciclado é obtido em uma central de triagem mecanizada processando os resíduos coletados todos juntos, ou seja, não é necessária a coleta seletiva de recicláveis.

Resultado de imagem para One Bin for All
“One Bin for All”

Uma das premissas para a implantação do conceito é não haver custos para a cidade cabendo a empresa vencedora de um contrato de concessão a construção e operação da instalação orçada em US $ 100 milhões. A empresa poderia vender os materiais recuperados e obter lucro através de um contrato de longo prazo. 

Grandes metas para o lixo

Os moradores de Houston reciclam apenas 6% dos resíduos, portanto, um modelo inovador bem sucedido seria uma reviravolta notável. A taxa de reciclagem de Houston está muito atrás da taxa Norte Americana de cerca de 34%.  Com um objetivo inicial de desviar 55% dos resíduos residenciais dos aterros, eventualmente aumentando isso para 75% melhores resultados na reciclagem são imprescindíveis. 

Críticos ao conceito “One Bin for All” alegam que o modelo é custoso; que a tecnologia utilizada não está comprovada e os recursos seriam mais bem gastos expandindo o programa de reciclagem existente. 

Técnicos, no entanto, dizem que os avanços significativos na indústria de resíduos tornam a abordagem não só possível, mas lucrativa. Em Montgomery, Alabama, uma instalação inaugurada na primavera passada alcançou seu objetivo de taxa de desvio de 60% por mês. A planta se parece muito com o que Houston está procurando fazer, empregando tecnologia de classificação avançada e compostagem de alimentos, com planos para usar a digestão anaeróbica, que usa microrganismos para quebrar material biodegradável.

A instalação de Montgomery não teve problemas para vender o papel e outros produtos que os críticos alertaram que seriam difíceis de comercializar devido à contaminação por resíduos misturados

Os críticos devem ter em mente que esforço de “One Bin for All” está expandindo a reciclagem. 

Nenhum comentário: