Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Sucateamento da frota de Limpeza de Praia

Em 2008 a Comlurb recebia 25 novos tratores agrícolas 4x4 com equipamentos para a limpeza das praias, doados pelaAmbev (Companhia de Bebidas das Américas), dentro de seu programa de responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Início de Operação dos Tratores de Limpeza de Praia

Na época, o então O presidente da Comlurb, Paulo Carvalho, afirmou que “com a parceria, moradores e visitantes terão mais qualidade de vida, já que os tratores possuem grande poder de profundidade, o que permitirá a eliminação de bactérias patogênicas e fungos das areias”.

Novos, os equipamentos ofereciam câmeras acopladas a monitores instalados no interior das cabines, para proporcionar maior precisão ao serviço. Além disso, o operador contava com mais conforto para executar seu trabalho, já que as cabines possuíam ar condicionado.

Após dez anos de trabalho ininterruptos os mesmos tratores ainda operam na limpeza das praias. Apesar dos hercúleos esforços das equipes de manutenção a eliminação de nas bactérias patogênicas e fungos areias está longe do que foi em 2008.



Tratores em operação na Praia de Copacabana em 2017

Muito em voga durante o verão, a importância atribuída à limpeza das areias é totalmente sazonal ficando distante das prioridades orçamentárias fora da estação. A oportunidade de um doador nunca mais apareceu, assim como orçamento disponível para renovação da frota ou locação de novos equipamentos.

A verdade é que a frota está além da sua vida útil. A limpeza das areias se resume a remoção manual de lixo aparente. A limpeza mecanizada das areias, esta sim, responsável pela eliminação das bactérias patogênicas e fungos, segue como uma insistência ilusória de profissionais dedicados.





Incêndio durante operação na Praia de São Conrado em 2017

Nenhum comentário: